Estima-se que o tabagismo mate mais de 8 milhões de pessoas por ano

Ainda que as pesquisas apontem diminuição no consumo de cigarros, ainda estamos muito longe do ideal. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano no mundo. Além disso, milhões de pessoas vivem com câncer de pulmão, tuberculose, asma ou doenças pulmonares crônicas causadas pelo tabaco.

No Brasil, mais de 156 mil pessoas morrem anualmente por causa de dependência de nicotina. Destas, 31.120 mortes acontecem por conta de DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), 23.762 por câncer de pulmão e 10.900 por pneumonia, sem considerar outras patologias, como doenças cardiovasculares, AVCs e outros cânceres.

O que ele provoca

O hábito de fumar provoca enfisemas, bronquite crônica e rinite, que se agravam com o passar dos anos.

Para quem convive próximo ao fumante, o perigo é ainda maior. A fumaça expelida contém 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a inalada pelo fumante.

A exposição à fumaça do cigarro também pode causar problemas de saúde a curto prazo, piorando reações alérgicas como asma e rinite. A longo prazo, em adultos com longos períodos de exposição, pode ocasionar infarto agudo do miocárdio, câncer do pulmão e outros problemas.

As crianças são mais sensíveis à fumaça e podem ter doenças respiratórias. As gestantes expostas à fumaça do cigarro aumentam o risco de malformações no feto e baixo peso ao nascer.

O assunto é tão importante que todos os anos, em maio, a OMS promove o “Dia Mundial sem Tabaco” (31 de maio), com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o impacto negativo do uso do tabaco.

Você deve parar com esse hábito

É difícil parar? Sim! Poucas pessoas conseguem parar esse vício sozinhas, por isso uma das medidas a serem tomadas para quem quer parar de fumar é procurar apoio de um profissional de saúde.

Muitas vezes o fumante precisará de medicamentes que só deverá ser utilizado com indicação médica. Cada caso precisa ser avaliado para que o melhor tratamento seja colocado em prática.

Agende uma consulta para traçarmos um plano e abandonar esse vício.

As TELECONSULTAS são uma opção para quem não quer sair de casa ou para pacientes de outras localidades.

Share on Facebook
Share on Twitter
Share on Linkdin
Share on Pinterest